ZeitRaum

ZeitRaum

“Quem me garante que o lugar onde chego após dez horas é o mesmo do que aquele que chego em vinte minutos? (…) E mesmo se eu for de trem e esperar parado, no destino, 9 horas e 40 minutos, esse meu destino não será o mesmo do que aquele onde eu chego em dez horas caminhando a pé; já que eu estive lá, nesse lugar, mesmo que parado, 9 horas e 40 minutos o modificando. (Gonçalo Tavares,“O Senhor Valéry e a lógica“)”

ZeitRaum é um projeto de uma instalação artística no aeroporto de Viena,  Áustria que busca interconectar espaços, tempos e culturas.  Segundo os criadores:

“ZeitRaum” (TimeSpace)  is an interactive art installation the Ars Electronica Futurelab designed for the new terminal at Vienna International Airport.  It creates real-time interpretations of arriving and departing flights.  “ZeitRaum” consists of a series of stations that accompany departing  passengers on their way to their gates. The airport authority will also  be using the installation for half of the available time as an ad medium.

ZeitRaumHubs – André Lemos

Um dos participantes do projecto é o Brasileiro André Lemos com o trabalho intitulado ZeitRaumHubs:

“Os ZeitRaumHubs são compostos por associações complexas, construídas a cada pouso e decolagem, a cada deslocamento de malas, cargas e passageiros, a cada bilhete vendido, a cada movimento de funcionários, a cada nova legislação que regula o seu uso… É no equilíbrio e desequilíbrio das coisas que o terminal produz o seu espaço-rede.”

